terça-feira, 25 de março de 2014

Quem são a Direita e Nova Direita?

O movimento de Direita Política no Brasil vem crescendo muito nos últimos tempos e, tal como visto na Marcha da Família com Deus Pela Liberdade (O Retorno), está voltando a atividade depois de anos sem grandes aparições.
Mas, afinal, quem são a Direita Política? O que querem? E essa tal "Nova Direita"? O que querem?

Direita Política

A Direita Política é um movimento antigo. No Brasil, teve seu auge no apoio à Intervenção Militar de 1964 (em breve, explicarei a diferença entre Golpe e Intervenção).

A direita tem como ideal político um país livre, economicamente estável, seguro e com uma educação pública de qualidade. Num aspecto social, a direita é nacionalista, patriota, a favor da liberdade de expressão, o direito de ir e vir do cidadão e defende os ideais da família.
Embora alguns gostem de seccionar a Direita em trocentas partes, ela se divide, basicamente, em dois eixos: A direita conservadora e a direita revolucionária.
A direita conservadora - que na prática corresponde a maior parte da população brasileira - tem ideais sociais bem simples e definidos: valorização da família e costumes tradicionais, muitas vezes baseados em tradições religiosas - principalmente cristãs.
Já a direita revolucionária tem como base os mesmos ideais da direita conservadora, mas defendida de forma mais fervorosa. É contra movimentos que são considerados uma ameaça a sociedade, a pátria e a família, como comunistas e anarquistas.
Segundo a última pesquisa do Datafolha sobre o assunto (2006), 47% do eleitorado brasileiro se considera de direita, enquanto 23% se considera de centro e 30% de esquerda. Porém, hoje no Brasil não há nenhum partido elegível no Brasil que se identifique como partido de direita, o que deixa quase metade da população brasileira, segundo a pesquisa, sem um legítimo representante nas eleições.

A Nova Direita

A união da direita conservadora, a direita revolucionária e a população que clama por mudanças, mesmo que não se identifiquem como propriamente de direita está sendo chamada de A Nova Direita. Esse movimento visa o Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, assim como de todo o Congresso e o Senado. Para isso, os Militares assumiriam o governo durante um período pré-estipulado de 3 meses e organizariam uma nova eleição com novos candidatos com ficha limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário